MOSTRA PROJETO TERRITÓRIOS DE CULTURA 2019

2ª Mostra Artístico-Pedagógica de Santo André


Linguagens

Outros

Descrição curta

Entre os objetivos do projeto estão: incentivar a criação artística, instaurar novas formas de pensar a cultura, estimular o surgimento de novos agentes culturais individuais ou coletivos, valorizar a memória cultural local, incentivar novas formas de olhar para a cidade utilizando processos criativos e intercâmbio de saberes.

Classificação Etária: Livre

Teatro Municipal Maestro Flavio Florence

ver mapaocultar mapa

21/11/2019 às 15:00 (390 minutos)

Preço: Grátis

Endereço: Praça IV Centenário, s/nº, Paço Municipal de Santo André, Centro, 09015-080, Santo André, SP

Descrição

MOSTRA DOS PROCESSOS DO TERRITÓRIOS DE CULTURA
21/11/2019 | Quinta | A partir das 15h
Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
Praça IV Centenário, s/nº | Centro
15h | Grafite com gastronomia
Intervenção no Saguão, com grafite dos alunos do arte-educador Marcelo Dantas. Simultaneamente, será servido ao público pedaços de torta e suco de cambuci, produzidos pelos participantes da Oficina de Permacultura do Coletivo Fopp.
15h20 | Coletivo Fopp
Música, Bordado e Capoeira | Turmas da Biblioteca de Paranapiacaba
Arte-educadores: Lisa Caboclo e Jefferson Sidney (Musicalização), Waléria Volk e Mirella Magnani (Bordado), Alexandre Oshiro (Permacultura) e Mestre Messias (Capoeira).
Intervenção folclórica poética musical e visual do resultado das oficinas de Formação do Coletivo Fopp (Feira de Oratório e Presépios de Paranapiacaba) que envolveu participantes das oficinas realizadas na Biblioteca de Paranapiacaba, de musicalização, bordado popular e permacultura.
Participantes | Música: Rhavena, Lais, Ana Carolina, David, Diogo, Gabriele, Giovanna, Gustavo, Heloisa, Henrique, Kaleo, Henrique, Kauã, Marcos Paulo, Pablo Aryel, Pedro Henrique, Rian Kleber, Victória, Raul, Marcia e Luiz Otávio. Bordado: Elis Oliveira, Evellyn Caroline, Geovanna, Ana Julia, Ana Carolina e Safira B. Permacultura: Cris Teles, Ana Vitória, Flávia, Gustavo, Igor Augusto, Isabela Cristina, João Gabriel, Julia Garcia, Levi Rogerio e Murilo.
15h35 | Incidente em Antares
Teatro | Turma de terceira idade Cesa Vila Humaitá
Arte-educadora, adaptação e direção: Renata Moré.
Adaptação da obra homônima de Érico Veríssimo. Um grupo de atores e atrizes contam um fantástico episódio acontecido na cidade de Antares. Assolada pela corrupção, Antares é paralisada por uma greve geral. Ao mesmo tempo, estranhamente, sete pessoas morrem no mesmo dia. O cemitério é fechado pelos grevistas e Antares não poderá enterrar seus mortos que, sem mais amarras com a realidade, fantasticamente voltam para cobrar justiça.
Elenco: Carmela Bruno, Esmeralda Fernandes, Eunice Cancino, Maria Garcia, José Baptista, Neusa Fonolosa, Mercedes Funolosa, Laurindo Mariucci, Lourdes Almeida, Júlia Betini, Aparecida de Jesus e Maria José Melo.
Divulgação
11
16h40 | Um trem com destino a Santo André
Teatro | Turma do Grupo do Centro de Referência do Idoso de Santo André (Crisa)
Arte-educador: Esdras Domingos.
Um trem parte com destino a cidade de Santo André, ABC Paulista. No tempo da viagem os passageiros irão se conhecer, trocar histórias, expectativas e sonhos de como será a vida na nova cidade. Histórias reais do elenco da peça. Veja a foto na página ao lado.
Elenco: Ana Martins, Antonieta Pancev, Bernadete Debonis, Berta Ramos, Cesaré Mangiapane, Eunice Pedroso, Ignês Preciosa, Keiko Tanabe, Linda Berti, Lourdes Santoro, Lu Gomes, Maria Vieira, Marlene Cunha, Maurides de Moura, Meire Ferrari, Neusa Santos, Nelson Porro (in memoriam), Neusa Shimizu, Rosi Proart, Salete Pereira, Salomé Silva e Sanzo Ueno.
17h20 | Cor Aline
Teatro | Turma do CEU Ana Maria
Arte-educador: Paulo Gircys.
A animação Coraline serviu de pretexto para a criação deste espetáculo. Aline sofre com o racismo estrutural que a atinge em casa, nas ruas e na escola. Quando tenta fugir de sua condição encontra um portal que a leva para um mundo que parece ser ideal e não racista. Porém ela percebe que acabar com o preconceito em nossa sociedade não é tão simples assim.
Elenco: Alicia Santos, Ana Carolyna Soares, Ana Letícia de Melo, Bárbara Gandolfi, Beatriz de Souza, Bruna dos Santos, Catharina Gomes, Cauã Moura, Christian Salomão, Gaba Cotrim, Henrique Kopckak, Isabella de Freitas, Lívia Soares, Luiza Mendes, Marcela Tonetto, Nestor Mendonça, Nicolly Herinkes, Pedro Tiago, Regina Tonetto, Sara Gandolfi, Sofia Rosa e Vitor Genari.
17h40 | Intervalo
18h40 | Retorno do público
18h45 | Leitura com origami
Origami | Turmas de vários locais
Arte-educadora: Irene Tanabe.
A proposta do workshop organizado no Cesa Cata Preta, Cesa Vila Humaitá, Cesa Vila Sá, Cesa Vila Palmares, Cesa Jardim Santo Alberto e CEU Ana Maria é mostrar as possibilidades de utilização da arte de dobrar papel como uma forma de sensibilização para a leitura de livros infantojuvenis.
18h46 | Brinquedos, brincadeiras e outros processos mirabolantes
Brincadeira | Turma do CEU Marek | Exibição de vídeo
Arte-educador: Tales Jaloretto.
A oficina tem sua abordagem artístico-pedagógica na valorização das formas próprias da infância e da adolescência, estimulando o brincar e a potência criativa de cada idade (entre 5 e 10 anos), propiciando, a cada encontro semanal, experiências e aprendizados estéticos em diferentes linguagens artísticas: brinquedos & brincadeiras; e artes integradas (música, artes plásticas, teatro e literatura).
Participantes: Luara Oliveira, Sofia Oliveira, Maria Luiza, Maria Cecilia, Eric Rian, Davi Mota, Pietra Mota, Daniel Vieira, Pablo Vieira, Manuela Santos, Rafaela Souza, Marcela Souza, Yasmin Coelho, Mariana Cristina, Yasmin Coelho, Mariana Cristina, Lorena Figueiredo, Karina dos Santos, Rafaela Souza, Bryan Veloso, Aline Melo, Emanuele Goncalves e José Melo.
Divulgação
12
18h48 | Audiovisual como instrumento da cidadania
Cinema | Turma da ELCV | Exibição de vídeo
Arte-educador: André Okuma.
O workshop objetivou debater o contexto do audiovisual frente às questões estéticas e políticas, refletindo de maneira aprofundada, em tópicos, a importância do Cinema na sociedade: linguagem audiovisual, produção de baixo orçamento, relações entre cinema e outras linguagens artísticas, organização coletiva na produção audiovisual, distribuição, circulação e curadoria de filmes. Para contribuir com estas reflexões, participaram como convidados, os artistas Mariana França, Wellington Darwin, Ligia Helena e Thais Scabio. Por fim, o workshop buscou ponderar e discutir caminhos e possibilidades para um possível audiovisual contemporâneo.
18h49 | Projeto Nasa – Nome aos rios
Vídeo | Turma do Cesa Vila Humaitá
O projeto tem o objetivo de resgatar a história e a relação entre moradores e recursos hídricos, junto à comunidade da bacia hidrográfica do Rio Guarará, e registrar a história, em linguagem audiovisual, e o respectivo nome do rio em muros e outros espaços disponíveis na bacia. Com envolvimento de jovens e adultos que participaram das oficinas de vídeo e grafite.
Os encontros e oficinas foram realizados no Cesa Vila Humaitá, após articulação com a comunidade do entorno do córrego para apresentação do projeto, conceitos de bacia hidrográfica e diálogo sobre espaços para realização de grafite na comunidade. Os locais grafitados foram o Parque Ana Brandão (Parque da Juventude) e a Creche Angela Masiero.
Integrantes: Dalila Aldana, Dênis Oyakawa, Marcelo Dantas (Celo), Jhesse Duque, Cleyton Cardoso, José Carlos (Zheim), Marcos Furlanetto Oyakawa, Sérgio Narciso e Sandro Nicodemo.
18h51 | Todo mundo tem uma bagagem de histórias
Contação de histórias | Turmas de vários locais | Exibição de vídeo
Arte-educadora: Mariana Sancar.
A oficina aconteceu no Cesa Vila Humaitá, CEU Ana Maria, Cesa Vila Sá, Cesa Vila Palmares, Cesa Vila Floresta e Cesa Parque Erasmo Assunção. Teve como objetivo estimular e cultivar a leitura e a escrita das crianças por meio da roda de leitura e contação de histórias entre outras atividades e vinculações com as demais áreas, ampliando o universo da imaginação, cultivando o desenvolvimento da criança e despertando o compartilhamento de experiências e saberes.
18h55 | Como desenhar los primos
Grafite | Turma do Cesa Jardim Santo André
Arte-educador: Thiago Vaz.
O arte-educador compartilhou seu processo artístico de elaboração de personagens que são inseridos na arte urbana. Os participantes tiveram contato com referências de arte contemporânea e desenhos como grafismos indígenas e desenhos feitos a partir da essência das coisas. Trabalhalharam-se atividades de pintura da qual os participantes ficaram livres para experimentar as transformações das cores conforme a mistura de cada uma delas, em contato com outras, e nomearam as cores criadas nessas atividades.
Divulgação
13
18h56 | 20 anos de dança contemporânea em Santo André
Documentário | Turma da ELD
Arte-educadora: Tamara Ka.
Há 20 anos iniciou-se o processo de implementar o pensamento da Dança como descoberta do seu mundo interno e externo, culminando no que é hoje a Escola Livre de Dança. Realizamos um documentário com gestores, professores, funcionários e alunos que foram atravessados por esse novo universo.
Participantes: Claudio Higa, Ester Lopes, Lia Fuziy e Rafaela Campos.
19h05 | Criatividart - Fragmentos futuros(?!)
Teatro | Turma do Cesa Jardim Irene
Arte-educador: Douglas Souza.
Em uma sociedade que substitui pessoas por máquinas e onde as máquinas se tornaram a própria extensão da mente humana, as relações sociais em muitos aspectos tornaram-se mecânicas, com diálogos reduzidos, muita pressa e superficialidade. Como respirar em meio a esse caos?
Nossa pesquisa parte das vivências individuais dos participantes nesse coletivo, questionando as dificuldades que nos atravessam diariamente. O desemprego, a desigualdade social, a chegada da revolução 4.0, a depressão e a ansiedade nossa de cada dia são colocados em cena para refletirmos juntxs as possíveis saídas saudáveis.
Participantes: Taciane Leandro, Jéssica Rodrigues, Thamires Sampaio, Julia Vieira, Levi Augusto e João Victor Barbosa.
19h27 | Tocando e cantando
Violão | Turmas do Cesa Vila Linda e Cesa Parque Erasmo
Arte-educador: Ton Abdjan.
Apresentação de três músicas:
Pequeno mundo (versão de Moacy Franco da canção It’s a small world, de R. Sherman), De janeiro a janeiro, de Roberta Campos e Tocando em frente, de Almir Sater e Renato Teixeira, em formações instrumentais variadas, resultado das atividades desenvolvidas nas oficinas. A apresentação contará com músicos convidados.
Participantes: Arthur Manso, Wilson Roberto, Nicolas Santos, Melissa Alves, Maria Aparecida, Maria Terezinha, Izabel Sardo, Luciene Rodrigues, Joilson de Jesus, Adriana Aparecida, Aline Funari, Daniel Marcelino, Diego Marcelino, Eder Douglas, José Iremilton, Marinalva Souza, Thiago Bardibia, Samantha Lima, Nicolas Vicentini, Lucas Bosquete, Miriam Soares, Karen Gardel, Gustavo Carvalho, Hélio Carvalho, Larissa Paulino, Andressa Sanches e Dyane Romão.
19h37 | Ritmo e poesia
Música | Turma do CEU Ana Maria
Arte-educador: Enéas Enézimo.
Em um processo de pesquisa, debates, exercícios poéticos, trabalhos rítmicos, criação e composição, as participantes da oficina criaram suas próprias músicas. A análise do meio em que vivem e o momento atual do país enriqueceram a letra dessas canções.
Participantes: Dayane de Lima e Andresa Sanches.
19h47 | Cidade em quadrinhos
HQ | Turma da Biblioteca Cecilia Meireles | Exibição de vídeo
Arte-educador: Marcel Melinsky.
Exposição do curso de roteiro de história em quadrinhos (HQ) que teve o propósito de ajudar os alunos a utilizar a mídia como uma forma de expor algum sentimento ou vivência.
Alunos: Lucas Santos, Renan Alves,Vinicius Figueiredo, Rafael Navas, João Victor de Assis, Mariana Lourenço, Camila Zuca, Giovanna Perin, Nicoly da Silva, Adriane Fuju e Sophia Oliveira.
19h52 | Vidas pretas em transe
Teatro | Turma do CEU Marek
Arte-educadora: Lígia Helena.
O sequestro dos povos pretos no tempo da escravidão é hoje a violência de
14
estado sobre estes mesmos corpos. As narrativas de opressão se repetem de forma contemporanizada. O menino preto ao correr na rua, suspeito. A menina preta no supermercado, suspeita. Zumbi convocou os quilombos. Quais os possíveis quilombos de agora?
Elenco: Kettely Oliveira, Gabriel Ferraz, Natanael Pimenta, Chielly Silva, Yara Rosa, Jaderson Silva, João Vitor Silva, Julia Tayne, Eric Lopes, Giulia Gonçalves, Daiane, Tatiana Oliveira, Diogo de Almeida, Gabriel Dias e Raul Garcia.
20h35 | Maculelê e roda de capoeira
Capoeira | Turma do Cesa Vila Linda
Orientador: Mestre Adão
Participantes: Antonio Gomes, Guilherme Viana, Luis Roberto, Felipe Gregorio, Victor Vagner, Isaac Simões, Tatiane Silva, Leonor Aparecida, Gabriela Beltran, Marilandia, Tais Cristina e Leonardo Salmozi.
20h50 | Trajetória da viola caipira
Música | Turma do Cesa Vila Humaitá | Exibição de vídeo
Arte-educador: Carlos Rizzo.
Workshop sobre a trajetória da viola de dez cordas na cultura caipira, e a relação que esse instrumento teve na formação da música caipira desde o início do século 20 até os tempos atuais. Uma trajetória que está presente na vida sonora de todas as famílias paulistas, sejam da cidade ou do campo.
20h51 | Fotografia na África e na diáspora africana
Fotografia | Turma da Casa do Olhar | Exibição de vídeo
Arte-educadora: Mônica Cardim.
O workshop teve como objetivo primeiro constituir-se como espaço de aprendizagem, sociabilidade e troca de saber a partir do estudo de imagens fotográficas e da História da Fotografia pelo ponto de vista de africanos e seus descendentes.
Desse modo, dialogamos acerca das possibilidades de construção identitária (individual e coletiva) enquanto estudamos a relevância das produções fotográficas realizadas por africanos e descendentes nos Estados Unidos, na Europa e, principalmente, em países africanos e no Brasil como forma de posicionamento político, social e afetivo.
Durante os encontros as participantes fizeram reflexões sobre suas próprias identidades, sobre como observam o mundo e sobre o uso da fotografia em suas criações artísticas. Percebeu-se que a riqueza da imagem fotográfica está na capacidade de entendê-la em suas especificidades técnicas, mas também sociais, históricas e culturais.
20h52 | Canto coral e violão
Música | Turmas de vários espaços
Arte-educadores: Zé Marcio (Violão) e Felipe Mattos (Canto e Coral).
A junção das oficinas de Violão e Canto Coral tem o intuito de fortalecer o desenvolvimento musical e a percepção do alunos no que tange a cantar e tocar em um grande grupo, valorizando assim nossa mostra e despertando a curiosidade dos envolvidos nas outras linguagens musicais que os Territórios de Cultura têm a oferecer a todos os cidadãos.
Participantes | Canto Coral no Cesa Jardim Santo Alberto: Adão de Moraes, Ana Clara Bueno, Angela Pinheiro, Catharina Pinheiro, Izabel Silva, Katia Costa, Solange Moreno, Tania Rossi, Zuleide Dias e Silvana Ferreira. Canto Coral no Cras Recreio Borda do Campo: Adam Silveira, Andressa Jose, Bianca dos Santos, Carolina Silveira,
Divulgação
15
Carolina Santana, Elisalma Alves, Joyce Costa, Juliana de Oliveira, Lara Ferreira, Lindinalva de Lima, Sabrina dos Santos, Sara de Lima, Cristina de Lima e Erick Dantas.
Violão no CEU Ana Maria, Cesa Jardim Santo Alberto e Cesa Vila Floresta: Rosangela Sacramento, Debora Brancalion, Andressa, Elaine, Eliana, Leticia Oliveira, Lucas Nunes, Gabriel, Isabela, Vitorino da Silva, Neilton, Newton Soares, Tania de Brito, Catarina Gomes, Henrique Kopcak, Murilo Rocha, Rita de Cassia, Isabela Ribeiro, Valmir Carlos, Valdir Gilberto, Yanne Vitoria, Humberto Sarti, Alexandre, Vitor Augusto, Roseli Ortega, Edna, Janete dos Santos, Marino das Graças, Janio Nunes, Karina, Eloni, Sergio, Rafael e Rose.
21h11 | O coração continente
Arte e cultura da América Latina | Turma da Casa da Palavra | Exibição de vídeo
Arte-educadora: Iara Machado.
O coração continente é curso que perpassa a história da arte e da cultura da América Latina, como o coração e a semente, que indicam uma racionalidade alternativa àquela imposta da razão acima de todas as coisas, através das utopias, e sonhos do dia a dia, que encontramos refletidos em seus cantos, desde o canto florido, o canto falado e o hip hop até o muralismo e o grafite.
21h12 | Empreendedorismo e gestão cultural
Gestão cultural | Turma da Casa da Palavra | Exibição de vídeo
Orientadora: Andreia Pacheco.
Fortalecer a informação e a capacidade dos participantes de elaborar projetos rentáveis, com visão estratégica, respeitando suas particularidades. Apresentar aos participantes ferramentas que proporcionem melhoria na sua gestão e no marketing cultural.
Participantes: Adriana Siqueira, Amanda Abreu, Antonio Souza, Maria de Fátima Rosa, Paulo Siqueira, Pedro Redó, Rodrigo Andrade, Rodrigo Martins, Sandra Custódio, Sonia Varuzza, Stephaine Silva e Tiago Cordeiro.
21h13 | Territoriando
Danças urbanas | Turmas de vários espaços
Arte-educadores: Casper e Soneka.
Apresentação das turmas de Danças Urbanas, unificando todas as turmas, celebrando a dança como construção de seus territórios de saberes e existência cultural em seus bairros, transformando e questionando um olhar para melhorar seu território de cultura.
Participantes. Cesa Parque Erasmo: Roseli Romão Plana Sanches, Dayane Romão de Lima, Mariana Hitomy, Lana França, Paulo Augusto Quirino, Anne Paldim Lana e Andresa Plana Sanches. Centro Comunitário Sacadura Cabral: César da Silva Ferreira, Luanna Santana da Silva, Bianca da Silva Barreto, Débora Menezes Rezende, Rafael Chagas de Souza e Cleydson Domingos Ribeiro. CEU Ana Maria: Gabriel Trindade Silva e Livia Gomes Moreira. Cesa Vila Floresta: Rafael Chagas de Souza, Joyce Diniz Souza, César da Silva Ferreira, Debora Menezes Rezende, Allan Farias da Silva, Cleydson Domingos Ribeiro, Gabriel Beserra Coutinho e Jessica de Jesus Santos. Cesa Jardim Irene: Gabriel Beserra Coutinho
21h33 | Encerramento

Publicado por

Incentivo à Criação Artística

Programa que pretende a construção de uma política de incentivo à criação artística da Secretaria de Cultura de Santo André. A esse programa estão vinculados os equipamentos e projetos voltados para a área de formação cultural: Escola Livre de Dança, Escola Livre de Teatro, Escola Livre de Cinema e Vídeo, Escola Municipal de Iniciação Artística, e o Projeto Territórios de Cultura

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem